sábado, 10 de março de 2012

nando soares matéria com a policia 24 hs e o Águia

PM combaterá criminalidade na área rural de Ibiúna com “operações de saturação”




com materias exclusivas  do nosso repórter  cantor e apresentador do policia 24 hs nando  soares.
Com o apoio de efetivos de Sorocaba e Votorantim, helicóptero Águia, canil, Polícia Ambiental e Rodoviária, a 2ª Companhia de Polícia Militar de Ibiúna [integra o 40º Batalhão da PM do Interior], sob o comando do capitão Maurício Lanhoso de Lima, realizará “operações de saturação” na área rural de Ibiúna. “Nosso objetivo, com essa medida de impacto, é reduzir ao máximo a criminalidade na vasta região do município [com mais de 1.000km2], principalmente furto, roubo e homicídio, e proporcionar tranquilidade e segurança à população”, declarou Lanhoso à revistavitrine on line.
A “operação saturação” abrangerá fiscalização de veículos, bares, barreiras em estradas na zona rural e terá como objetivo também apreender o maior número de armas possível, já que o desarmamento é fundamental para impedir práticas criminosas.
Lanhoso assumiu o comando em Ibiúna em julho deste ano, transferido da cidade de Botucatu. É natural de São Paulo e atua na PM há dezenove anos. Ele pede que a população “confie na PM”. Em caso de se verem sob de ameaça ou algum risco, as pessoas devem ligar imediatamente para 190 [no caso do disque denúncia o número é 181 – não é preciso dar o nome]. “É muito importante que as pessoas nos procurem a fim de que possamos prestar-lhe todo apoio de que necessitem em nosso âmbito de trabalho, que é a segurança da população.”
Com o apoio da Cetril, “que tem colaborado efetivamente em atividades de responsabilidade social”, a 2ª Companhia está distribuindo folhetos com “Dicas para a segurança rural”, com versões em português e em japonês, já que é muito expressiva a comunidade japonesa que se dedica à produção agrícola no município.
O capitão Lanhoso, além do que está no folheto, adverte as pessoas tanto no centro da cidade quanto na área rural a evitarem portar dinheiro vivo, já que este é um dos motivos mais frequentes de furtos e roubos. Como o assaltante precisa contar com o fator surpresa, basta um descuido para ele agir. O comandante recomenda que os lojistas não saiam às ruas com malotes para fazer pagamentos. Em vez disso, utilizem TEDs ou DOCs e evitem a ação de golpistas.
Na área rural têm se verificado furtos ou roubos porque as pessoas guardam dinheiro em casa e de alguma forma esse fato é conhecido na vizinhança. Foi o caso ocorrido no bairro da Ressaca. Bastou o comentário em um bar que um senhor tinha vendido um carro no valor de R$ 7 mil, para, logo em seguida, ser furtado. O mesmo aconteceu com um produtor no Verava. Souberam que ele estava com R$ 20 mil para efetuar o pagamento dos funcionários e, igualmente, teve esse montante subtraído.
“Todo cuidado é pouco, mas se as pessoas seguirem de fato pequenas dicas de segurança vão certamente diminuir os riscos de se tornarem vítimas. Quando você estiver chegando em casa, sobretudo na área rural, e desconfiar de um veículo ou de pessoas estranhas por perto, passe direto e ligue para a PM (190). Como essa medida até mesmo uma tragédia pode ser evitada”, assinala o comandante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário